quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Onde tudo começou

Em pensar que tudo começou em maio de 2006 no Festival de Filmes de Cannes.

Era minha primeira visita em Cannes e um bom amigo havia me apresentado para a Victoria. Ela disse que precisava de um roteirista e este era exatamente o propósito de minha viagem. Apesar de estar estudando direção há um ano em Nova Iorque, imprimi alguns cartões de visita que diziam screenwriter.

Victoria e eu almoçamos juntos e discutimos detalhes sobre as personagens daquela fantasia. Já de noite apareceu um concorrente, um sênior americano. Pensei que era até desleal a competição mas venci! Assim que voltei da França fiz o follow up e adivinhem? Victoria me enviou o primeiro capítulo de um livro para ser adaptado em roteiro.

Comecei minhas pesquisas sobre o Havaí e o surfe na biblioteca de Nova Iorque. Mas foi em uma revista de surfe que li sobre um filme com o ator Ben Stiller. Naquele momento tive certeza de que faria um filme sobre o esporte.

Voltei para o Brasil em Outubro de 2006 e já em dezembro começaram as filmagens do trailer.

Agora o documentário entra em fase de captação!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Synopsis

The Brazilian coast is a giant that extends South for more than 4300 miles of beaches and peculiar waves. Every wave claims its own board and the shaper fulfills the demand with math and arches creating performance, perfection, soul. On his quest for victory the surfer allies with this trinity that lasts hundreds of years. Surf Board is a documentary that runs the lines between those three dots (shaper, wave, surfer) revealing the ties that make them one.

Manufacturing the surfboard goes beyond the shape. It adds other people's labor as a whole. Glassing the board provides flexibility to the shape adding weight. Now with proportional volume the board comes to life with the step of the surfer aligning with the board's soul. Maneuvering the surfboard upon the waves is a sports glee conquering more fans every year.

Sinopse

De norte a sul a costa brasileira é um gigante que se estende por mais de 7 mil km de praias e ondas com as mais diversas peculiaridades; cada onda exige uma prancha e para criá-la o shaper reúne em uma combinação matemática a perfeição, o ápice da performance, a alma. O surfista em sua busca constante pela conquista alia-se a esta tríade que dura centenas de anos. Surf Board é um documentário que percorre as linhas entre estes três pontos (shaper, onda, surfista) revelando como é o laço que os une.

A fabricação da prancha de surfe vai além do trabalho do shaper unindo a mão de obra de outras pessoas ao todo. A etapa de laminação tenciona a prancha proporcionando flexibilidade ao shape e acrescentando peso. Agora com um volume proporcional ao peso do surfista a prancha ganha vida e o pisar de cada surfista se alinha a alma da prancha. Manobrar a prancha sobre as ondas é uma diversão que ganha mais adeptos todos anos.